A importância da fotografia na autoestima na vida da criança.
Compartilhe
Como as fotos de família podem aumentar a auto-estima do seu filho?
Um estudo revelador foi realizado em 1975 com um grupo de alunos da quarta série em uma escola do Tennessee pela Universidade de Tulane. Durante um período de cinco semanas, as crianças tiraram fotos instantâneas da Polaroid de si mesmas com câmeras fornecidas em uma variedade de poses, composições e expressando várias emoções atribuídas. As crianças trabalharam com as imagens impressas de si mesmas e criaram álbuns de recortes uma vez por semana durante essas cinco semanas. Os testes dos alunos e professores na conclusão do estudo revelaram um aumento significativo de 37% nos comportamentos médios de autoestima dos alunos. Este Estudo de Murfreesboro mostra algumas evidências de que a fotografia pessoal de crianças vistas e desfrutadas de uma maneira específica pode ajudar a aumentar a autoestima de uma criança.
Mas como a fotografia de família, especificamente retratos de família, pode ajudar a aumentar a autoestima de uma criança?
David Krauss, um psicólogo licenciado de Cleveland, Ohio, diz: “Acho que é muito importante mostrar uma família como uma unidade familiar. É muito útil que as crianças se vejam como uma parte valiosa e importante dessa unidade familiar. O trabalho de um fotógrafo é criar e fazer com que a imagem pareça um espaço seguro para crianças, onde elas estão seguras e protegidas. As crianças obtêm isso em um nível muito simples.”
Krauss é um dos pioneiros no uso da fotografia pessoal e dos álbuns de família para ajudar no aconselhamento e terapia de saúde mental. Ele foi coautor de “Fototerapia e Saúde Mental” em 1983, que é considerado um texto fundador para o uso da fotografia em terapia.
"Isso permite que as crianças aprendam quem são e onde se encaixam", diz Judy Weiser, psicóloga, terapeuta artística e autora com sede em Vancouver. “Eles aprendem sua genealogia e a singularidade de sua própria família e sua história. Quando uma criança vê um retrato de família com ela incluída na fotografia, ela diz para si mesma: 'Essas pessoas me têm como parte do que são, é por isso que eu pertenço aqui. É de onde eu venho.”
Quando se trata de ter o maior impacto positivo para o seu filho, o que é melhor, imagens digitais ou impressões?
Obviamente, em vez de imprimir e exibir fotografias de família, as famílias estão cada vez mais desfrutando de suas imagens de forma digital, seja em um celular, no notebook, ou simplesmente nas mídias sociais. Mas uma imagem em um tablet, tela de computador ou site de mídia social tem o mesmo impacto para ajudar as famílias a aumentar a autoestima de uma criança?
“Minha opinião é muito simples. Eu acho que eles (fotografias de família) deveriam estar na parede”, diz Krauss.
“Sou muito conservador sobre a autoestima e acho que colocar uma foto de família em algum lugar da casa onde a criança possa vê-la todos os dias sem ter que ligar um dispositivo ou clicar em um computador traz para essa criança a sensação de tranquilidade e conforto. Eles têm certeza sobre eles e uma qualidade protetora que nutre uma criança. Isso permite que eles saibam onde estão na hierarquia e que são amados e cuidada”, diz Krauss.
A importância das fotografias impressas exibidas em seu espaço de vida foi repetida por outros especialistas.
"Minha opinião pessoal e clínica é que há algo muito poderoso em tocar seus em uma impressão real", diz Craig Steinberg, um psicólogo licenciado que trabalha com crianças de cinco a 13 anos perto de Eugene, Oregon. “Tocar na fotografia onde um rosto está sorrindo ou nos ombros, é a mesma coisa que tocar em um livro quando você o lê. Há muita estimulação do cérebro quando você tem essa experiência sensorial. Isso está um pouco perdido na mudança para o digital. Você está tocando em um teclado, mouse ou tela sensível ao toque, mas não está tocando na imagem.”
"Exibir fotos na casa envia a mensagem de que nossa família e aqueles nela são importantes um para o outro, e honramos as memórias que experimentamos", diz Cathy Lander-Goldberg, assistente social clínica licenciada e fotógrafa profissional em St. Louis, Missouri e o diretor da Photo Explorations, que oferece workshops para meninas e mulheres usando retrato e diário para autorreflexão.
Além disso, Krauss recomenda ter fotografias daquela criança com sua família colocadas no quarto da criança para que possa estar entre as últimas coisas que eles veem antes de dormir e a primeira coisa que eles podem ver antes de começar o dia, é uma mensagem muito importante: “Isso diz que te amamos e nos preocupamos com você. Você é importante.”
fonte: Memory Block